FILME INSTIGANTE....

19:23 Clementino Junior 2 Comments

Hoje ilustrarei nosso blog com um breve relato da sessão do DOCTV IV - NEGROS, de Mônica Simões, exibido na sexta 28 de maio de 2010.

O público ficou dividido entre a beleza e o resgate de imagens históricas e belas da primeira metade do documentário, muitas com sons produzidos e pesquisa de sons da época, e a parte moderna e familiar dos tempos modernos.
A opção da diretora em fazer uma narrativa isenta das imagens, seguindo uma certa ordem cronológica criou um longo debate no Café Barravento, anexo ao Tempo Glauber, onde discutiu-se onde começava e onde terminava a mão do autor numa obra onde não se exploravam a fundo os acontecimentos que ilustravam a trajetória do povo negro em Salvador.


Particularmente acho que Mônica foi feliz em não tentar competir com o rumo dos acontecimentos, e não investir em discutir ou questionar o rumo de certos fatos, e vejo no passar dos tempos como o próprio tempo se encarrega de contar a história do negro, você vê como as tradições de cultura negra, onde estes aparecem mais como protagonistas, como o carnaval, a pesca, a religião de matriz afro, não mudam, em compensação o tamanho da cidade e a invasão evangélica entram de forma pesada no cotidiano do povo negro baiano.
Claro que a seleção do material por si só já indica o roteiro e a mensagem transmitida, mas foi interessante o quanto o meu pequeno público, formado por figuras distintas (designer, jornalista, professor de cinema, ator, produtora cultural...) ficarem mais de uma hora em meio a cervejinhas e cachacinhas salinas discutindo um doc de 52 minutos, mesmo na ausência da diretora que por questões de trabalho em andamento não pode comparecer, mostra o quanto uma obra pode estimular um debate, que é a proposta matriz deste Cineclube.

Faremos um recesso durante a Copa do Mundo, e retornaremos no dia 16 de julho, trabalhando a questão do Negro na América Latina. Até lá!

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Oba!!! Então aproveito pra pedir a sua opinião na enquete que fiz no AFROCORPOREIDADE sobre qual país africano vc acha que fará a melhor campanha na copa da África do Sul. A pesquisa tá logo no início no canto esquerdo do blog. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Escolhemos seu blog para receber o Prêmio Dardos! Sugerimos passar lá no blog e conferir.
    Abraço!

    Blog Fazer Valer a Lei n. 11.645/08

    http://fazervaleralei.blogspot.com/2010/06/nosso-blog-recebeu-o-premio-dardos.html

    ResponderExcluir