BENNY MORÉ

13:13 Clementino Junior 0 Comments


Sexta-feira 13

de novembro teve a sessão de encerramento das atividades do ano com o filme El Benny, inspirado na vida de

cantor cubano e ídolo da música caribenha nos idos dos anos 40, 50 e 60.


Este drama musical que nos faz chacoalhar na cadeira e querer abrir a pista, mesmo não sabendo dançar, chegou ao Cineclube Atlântico Negro através da Vestígio Filmes, produtora da Mostra de

Cinema Cubano de Curitiba, que aconteceu há 2 meses, e cujo curador Dario Pontes Regis veio para participar do bate-papo.













Os dados mais importantes sobre esta obra são a duração do projeto (11 anos de dedicação ao projeto) por parte de Jorge Luís Sanchez, e o trabalho de Renny Arozarena, ator que dentre outros esforços teve que emagrecer muito e aprender o estilo e a movimentação de palco de Benny Moré para o papel.

O que se assiste na tela é uma super-produção, e confesso que ao assisti-la antes de escolhe-la para esta sessão, imaginei quais as parcerias não creditadas ao filme, mas ao descobrir por intermédio de Dario, que esta é mais uma simples e mui artística produção do ICAIC, e que este hesitou muito em topar produzi-la, fiquei surpreso, mas também feliz em saber que a mesma foi feita toda em HD (ou seja, não é tão purista assim), e o roteiro muito bem amarrado (mesmo que em momentos prefira apelar para clichês) só agregaram valor a esta obra que foi um dos maiores sucessos dos últimos 20 anos em Cuba, tendo sido assistida por quase 10% da população nos cinemas.

Benny Moré tem tudo a ver com a proposta do Cineclube.

Cantor negro, de origem rural, apesar da boemia é ligado a família e a magia que os rege (a Santeria) e vive durante a história uma rumba macabra com a morte, ilustrada aqui pelo álcool e as paixões.

As mulheres são um capítulo a parte, inclusive a alegoria da morte nesta hora é uma mulher, e esta é portadora do álcool.

A narrativa tem todos os ingredientes de um drama clássico: inveja, paixão,vingança, misticismo, e em nenhum destes momentos a bola cai neste filme de 132 minutos.

Estou feliz de ser o anfitrião da segunda exibição desta obra em território nacional e da primeira em solo Fluminense.

Abaixo, um pedaço de Benny em ação (fora do filme), e o trailer.

http://www.youtube.com/watch?v=sfw3h5C2IkM&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=g6RzAIDjzvs

You Might Also Like

0 comentários: