BRASCUBA, de Santiago Alvarez e Orlando Senna

06:37 Clementino Junior 3 Comments

O filme que exibiremos no dia 6, é um documentário em longa-metragem, finalizado em 1988, onde os realizadores Santiago Alvarez (cubano) e Orlando Senna (brasileiro, ambos na foto) exercitam seu olhar estrangeiro sobre a nação do outro, mas com o conhecimento de causa de nativos de países onde a diáspora européias e africanas se fizeram presentes.
Numa montagem que trabalha os elos culturais e pessoais, e pautada em blocos por contexto político, comportamental, musical, religioso, e por aí vai, desnudam e refletem sobre nossas semelhanças e diferenças.
É interessante também para nós, com o olhar atual sobre todos os reflexos deste momento 22 anos depois, vermos o que os regimes democráticos brasileiro e comunista cubano trouxeram para os dois países.
A cópia cedida pelo diretor Orlando Senna é falada nas duas linguas, mas legendada apenas em espanhol, mas as semelhanças linguistas e culturais acabam por dar um molho todo especial, mesmo a quem não conhece o espanhol.
Até lá!

You Might Also Like

3 comentários:

  1. olá, gostaria de saber se vocês exibem os filmes de graça

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog! Ouvir o Youssou N'Dour foi um luxo só... As críticas dos filmes também são ótimas. Claro que já acrescentei o link no meu espaço virtual, o blog Escrivaninha (http://renataaugusta.zip.net). Convido os seus frequentadores a darem um pulo por lá. bjs

    ResponderExcluir