NOW

15:18 Clementino Junior 1 Comments



O Cineasta cubano Santiago Alvarez, se fosse vivo completaria 89 anos no próximo dia 8, dia internacional das mulheres.
Foi para a América no início da segunda-guerra, experiência que o marcou, e até estimulou sua ligação com o Marxismo Leninismo, teve contato com o cinema, retornou a Cuba, estudou filosofia com diversos grandes nomes da época, nomes estes fundamentais na revolução cubana.
Seu trabalho foi essencialmente ligado aos documentários jornalísticos para o ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfico), mas dentro desta trajetória há inúmeros documentários, alguns trabalhos de ficção e até animação.
Em 87 co-dirigiu com o brasileiro Orlando Senna o documentário Brascuba, onde cada cineasta mostrava a sua ótica em relação ao país do outro.
Uma das características de suas obras são as experimentações sonoras e os recursos de montagem.

Estes recursos estão presentes na obra que inspirou esta nota: NOW.

Um documentário de 5 minutos que se apropria do Tabletop (técnica de montagem a partir apenas de fotografias) e de uma interpretação inspirada da diva do momento Lena Horne, para narrar o encontro entre a polícia norte-americana e a população afro-americana num mundo atual... atual não de 65 apenas, quando foi rodado, mas atual até hoje.
Esta obra será a abertura da sessão de sexta-feira 26 de fevereiro as 19 horas, do Cineclube Atlântico Negro... confiram a oportunidade rara de ve-la na tela não digital do computador.
A seguir teremos um longa surpresa.

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Beleza de sessão, uma viagem pela alma negra que com sua música, criatividade, vigor e fé transforma-se na melhor arma contra violência e preconceito.
    Nem branco, nem negro, nem cor alguma, somos apenas uma raça, a humana.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir