Coleção História Geral da África - Catraca Livre

06:34 Clementino Junior 1 Comments

(para baixar os volumes, clique no link acima)

Unesco disponibiliza download dos oito volumes da Coleção História Geral da África
Um desafio foi lançado na década de 60, mais precisamente em 1964, quando a Unesco decidiu fazer um estudo sobre a história da África. Contudo, esse estudo seria diferente de todos os outros que hoje podem ser facilmente encontrados em livros didáticos, aqueles que só falam sobre a escravidão. Este desafio era penetrar nas entranhas da África e descobrir a história, a cultura, os valores e conhecer seus povos.

Volume I - Metodologia e pré-história da África

O primeiro passo foi desligar-se do olhar estrangeiro, dos estudos etnológicos e antropológicos europeus e abolir dos esteriótipos. A melhor forma para narrar a história da África era, sem dúvidas, contá-la pelos próprios africanos. Formou-se, então, uma equipe de 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas. Desses, dois terços eram africanos.
Ao final da produção dessa pesquisa, o resultado foi a Coleção História Geral da África, que conta com oito sólidos volumes. Ao longo das décadas de 80 e 90, esse material foi sendo editado em inglês, árabe e francês. E, em dezembro de 2010, foi lançada a versão em português da Coleção, no Brasil.
No cenário da educação no país, o conjunto de obras abrange vários aspectos como, por exemplo, o atendimento a lei 10.639/2000 (que estabelece a obrigatoriedade de estudos étnicos-raciais), o lançamento para o Ano Internacional do Povos Afrodescendentes e, ainda, a reconstrução da identidade dos brasileiros que não conhecem a cultura dos povos que contribuíram para a formação do seu país.
Esse material, além de ser utilizado nas instituições de ensinos por educadores e estudantes, está disponível, em português, no site da Unesco. O download é gratuito e os interessados podem baixar os oitos volumes, na íntegra.
Os oito volumes são divididos entre: Volume I: Metodologia e Pré-História da África; Volume II: África Antiga; Volume III: África do século VII ao XI; Volume IV: África do século XII ao XVI; Volume V: África do século XVI ao XVIII; Volume VI: África do século XIX à década de 1880; Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935; Volume VIII: África desde 1935.

You Might Also Like

Um comentário: