EM QUADRO

15:40 Clementino Junior 0 Comments

Segunda-feira, dia 28 fui ao Odeon, assistir ao filme EM QUADRO - A História de 4 Negros Nas Telas, de Luiz Antonio Pilar, onde 4 das mais importantes personalidades negras das artes cênicas foram homenageadas. Este longa está sendo exibido na mostra Retratos do Festival do Rio 2009.


Zezé Motta em Xica da Silva


Não há muito o que falar sobre as histórias contadas, pois muitas já foram por demais citadas em biografias e entrevistas, em especial para mim que já as leio há pouco mais de 30 anos, mas o melhor foi ver a resolução dada ao formato documentário de depoimentos feita nesta obra, assim como o quanto é delicioso e emocionante acompanhar a trajetória destes atores.


Milton Gonçalves em A Rainha Diaba


Outro fator que soma pontos valiosos para esta obra, e para sua intenção em se tornar referência no campo educacional, é trabalhar os depoimentos no que eles tem de melhor, o tom de vitória e de afirmação, que talvez fosse menor há alguns anos, pois nenhum dos quatro (ou de todos os atores e atrizes negros da geração deles) teve uma carreira tranqüila e nenhuma vitória e satisfação veio fácil para eles, mas o tom dos discursos não é revoltado ou complexado, e sim de pessoas talentosas, humanas e superiores a toda a questão (reconhecida) de preconceito.


Léa Garcia

E a homenagem a Grande Otelo, nome maior deste panteão, foi o toque que ilustrou bem a contribuição destes 4 artistas genuinamente brasileiros para a nossa cultura audiovisual.


Ruth de Souza e Eliezer Gomes em Assalto Ao Trem Pagador


Parabéns a Black & Preto por mais esta pérola na nossa filmografia.

You Might Also Like

0 comentários: