CARMEM NEGRA

03:55 Clementino Junior 1 Comments

Em 2002 vi este filme no Festival do Rio, e na época eu mantinha uma "coluna" enviada por email para amigos chamada "Clems View". Muitos destes se perderam, pois meu email da época limpou inadvertidamente a caixa postal, mas graças a meu amigo Alex Moura, resgatei 30 destes email, e este filme em especial que é totalmente um filme da Diáspora, por traduzir para o contexto senegalês a já por demais adaptada história da ópera Carmen (mais tarde re-adaptada no contexto sul-africano, no filme Carmen na África", este segundo chegou a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro).
Encontrei inclusive uma cena do filme, onde Carmen seduz a oficial do presídio feminino, as duas belíssimas, e abaixo do link, segue o comentário que fiz na época da exibição do filme, que nunca entrou em cartaz por aqui (normal).

http://www.youtube.com/watch?v=YG_A5VJF8Ls

05/10 / 2002 - Sábado - 22:30 horas
CARMEN NEGRA
(Karmen Gei / Joseph Gaye Ramaka / Senegal / 2001)
Praticamente uma Ópera-Zouk, não fui preparado para um filme musical, e muito menos para algo tão bem fotografado, uma vez que minha referência de cinema senegalês se resumia a 2 filmes de Ousmane Sembéne de conteúdo maravilhoso, mas fotografia rala. Este é muito bem cinematografado, a adaptação de Carmem para o contexto é perfeita e os atores dançarinos e cantores são ótimos e naturais. Sobre a atriz que fez a Carmem, me recuso a falar qualquer coisa, pois temo pelas fantasias que podem me vir a cabeça, me fazendo perder o controle tal qual os personagens que se envolvem com ela. Viva África.

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Olá, Clems
    que bela relíquia vc tirou do fundo do baú!!
    não "corro o risco" de ser assaltada por fantasias, mas a pulsação dessa bela Carmen negra tocou meu coração cigano.
    bjs

    ResponderExcluir