DARLUZ

19:58 Clementino Junior 1 Comments

No último mês exibimos no cineclube, em uma sessão chamada 4XCorpo o filme DARLUZ, de Leandro Goddinho, que tinha outro filme programado para esta (D.O.R.) e que foi sacado no último minuto, graças a incidentes inacreditáveis que aconteceram com um dos filmes programados, que insistiu em não estar disponivel para exibição naquele dia.
O filme premiado que seria um "tapa-buracos" para cumprirmos o prometido ao público de 12 pessoas que foi embaixo de temporal ao Tempo Glauber assistir aos filmes, acabou por ser a figura central do debate pós-sessão.


Como o público era em sua maioria feminino, e contava com duas colegas da protagonista do filme, que é integrante do grupo de teatro OS CRESPOS, representando o outro filme de Leandro, o corpo feminino e suas dores e amores veio a tona.
O grande gol de Leandro Goddinho, em se tratando de um realizador promissor, ousado, que gosta de tratar de assuntos da negritude sem ser negro, e sem medo de lidar com formas duras de abordagem e tratamento dos personagens, e com uma direção de arte que explicita toda simbologia de seu discurso, mexeu com os sentimentos do público feminino, estimulou um debate vigoroso enquanto o Rio de Janeiro estava apenas no relaxamento 3 dias depois do temporal que acabou com a cidade, e disse a que veio.
Adaptado do conto homônimo de Marcelino Freire, e sem apelar para rostinhos padrão de estética global, mas belas figuras, como a protagonista de olhar penetrante e com uma energética performance, Mawusi Tulani (foto).
Este curta, tanto quantos os demais do seu repertório, merecem ser vistos, e Darluz estará de volta ao Rio de Janeiro, na mostra Espelho Atlântico, de Lilian Solá Santiago, que acontecerá nos próximos dias no Caixa Cultural. Não percam este e outros filmes "fora do eixo" americano, que terão raras chances de exibição aqui no Brasil.

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Olá querido, tô retornando do apagão da OI depois de 6 dias sem internet. Vamos nos encontrar no espelho atlântico! Esta tua última sessão foi super, mega, ultra nota 1000. bjs!

    ResponderExcluir