Behind The Rainbow

02:00 Clementino Junior 2 Comments

http://www.youtube.com/watch?v=kNTA0_KRXdw

Assisti no Festival do Rio 2009 ao filme "Behind the Rainbow", com o título em português (quem são os tipos que criam estas versões?) .

Na sala do Centro Cultural da Justiça Federal (e não Eleitoral, que tem criado altas confusões), estava a realizadora Jihain El Tahri que explicou um pouco sobre o seu trabalho como documentarista interessada pelas relações de poder, e que quando começou a filmar o processo de transformação política na África do Sul pós-Mandela ninguém queria bancar o filme, o fez por conta própria, até que estouraram os escândalos de corrupção e as acusações de estupro entre os 2 personagens principais: Thabo Mbecki e Jacob Zuma, o que lhe possibilitou concluir o filme de forma mais “tranqüila”.

Assim como no filme já citado sobre as intervenções cubanas nas guerras de libertação do continente africano, este filme mostra como dois parceiros de luta, que se conheceram quando dividiram cela na mesma prisão onde Mandela esteve, e lá consolidaram a base de negociação entre o fim do governo branco e o início do governo negro na África do Sul.

Na realidade quem governou pelo ícone Nelson Mandela foi Mbecki, com suporte de Zuma, uma vez que o formato eleitoral local privilegia o partido, que escolhe quem será o seu líder.

A história de parceria e rivalidade entre os dois, e o quanto esta rivalidade acaba com uma amizade são o ponto de conflito mais atraente deste documentário jornalístico, onde conseguimos identificar inúmeros elementos semelhantes na história da política brasileira, onde a dança das cadeiras nos partidos e cargos são uma predominante.

Alguém mais preconceituoso pode chegar após este filme e questionar a falta de tato dos sul-africanos negros em governar o seu próprio pais, mas quem observar melhor verá que o país durante longo tempo não deixou de ser governado em suas principais bases (congresso e forças armadas) pelos brancos, e que estes colaboraram em muito para este esfacelamento da economia e o insucesso da nação arco-íris sonhada por Nelson Mandela.

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Oi, Clementino.
    Um dos problemas de cinema é realmente sua distribuição, desta forma ficamos a esperar o acaso para ver bons filmes.
    Abraços
    Jader Resende

    ResponderExcluir
  2. Salve... tb tenho um blog, qdo der e c der faz uma visita www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Forte abraço estou dando uma olhada aqui nas paginas...

    ResponderExcluir